A página inicial pode determinar o sucesso do seu site
Escrito por oswaldo lirolla   
Ter, 12 de Janeiro de 2016 00:00
 
 
oswaldo_lirolla_usablidade_pagina_principal_home_page

                                    5 segundos.

Com tantas opções nos mecanismos de buscas, como Google, os Internautas ao clicarem em um link e visitarem as páginas, em média, eles demoram 5 segundos para se identificar ou abandonarem seu site.

 

Monitorar o ¡ndice de rejeição do site e muito importante, pois ele ‚ é o termômetro de como está a usabilidade de nossa Home-Page.

   

Já reformulamos páginas onde o ¡ndice de rejeição chegava a taxa de 85 % e após novo projeto gráfico, uso correto de palavras chaves nos mecanismos de buscas e principalmente estudo de acessibilidade, hoje esse mesmo site tem ¡ndice de rejeição em torno de 15 %.

 

Na primeira página deixe apenas informações importantes e claras sobre os objetivos do site, seja uma simples apresentação de sua empresa até a divulgação de uma linha de produtos.

 

Se usar slogan ou algum banner, mesmo que seja animado, use frase curta, objetiva e que explique exatamente o proposito do site.

 

Principalmente em portais de conteúdo e em loja virtuais, o botão "  buscar " , deve ficar no canto superior direito da tela.

 

Caso queira inserir algum formulário de registro para fazer captação de dados cadastrais (nome, telefone, email... ), ofereça alguma vantagem para o Internauta, tipo, " Registre em nosso portal e tenha descontos especiais em nossos produtos ".

 

Evite páginas introdutórias antes da página principal, como páginas de boas vindas.

 

Com a facilidade dos recursos de animação gráfica, temos que tomar muito cuidado com o excesso de vinhetas e animações. As vezes, é tanta informação e animação que acaba confundindo o objetivo do site.

 

Fica aqui algumas dicas e o alerta para se cuidar da página principal de seu site.

 
A página inicial pode determinar o sucesso do seu site